Curso Prático de Pregão Eletrônico
Brasília - DF - Presencial

*VAGAS LIMITAS A 10 ALUNOS!

Venha participar de uma verdadeira imersão na modalidade de Pregão Eletrônico.

Curso diferenciado com foco no aprendizado do aluno!

Você sairá do Curso, sendo capaz de:

Identificar as hipóteses de utilização da modalidade de pregão;

Identificar todas as etapas do processo de contratação nesta modalidade;

Realizar pregões eletrônicos com segurança jurídica, sabendo como funciona o processo de licitação nessa modalidade;

Identificar as etapas do pregão, tendo segurança para realizar suspensões da sessão pública quando necessário;

Tomar decisões em todas as etapas do processo licitatório, praticando os atos dentro da legalidade;

Classificar e desclassificar propostas;

Identificar possíveis erros no edital de pregão;

Verificar a pesquisa de preços, afim de identificar os aspectos aceitáveis do procedimento;

Conhecer a legislação pertinente e realizará simulações de pregões eletrônicos na íntegra, conhecendo também como funciona o pregão eletrônico para o fornecedor, saindo do treinamento com todos os subsídios necessários para atuar como pregoeiro.

Esse treinamento é para aqueles que querem de fato aprender e treinar as ações que devem ser realizadas, tendo condições de praticar os atos pertinentes à essa função com segurança jurídica e eficiência.

Não perca essa oportunidade de realmente se tornar apto a realizar Pregão Eletrônico com tranquilidade!!

24 a 26 de fevereiro de 2025

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Conheça o Instrutor:

André Pereira Vieira​

Advogado, com 23 anos de Experiência em licitações, Pós Graduado em Direito Administrativo – POSEAD – FGF, Bacharel em Direito – Universidade Paulista – UNIP– Funcionário Público Federal, tendo exercido a função de Assistente e de Coordenador Substituto na Coordenação de Licitações e Contratos do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA – Consultor na Área de Licitações e Contratos, Ministra Cursos e Palestras a nível Nacional para a União, Estados, Municípios e Distrito Federal de: Pregão eletrônico, Licitações e Contratos na Administração Pública – Elaboração de Instrumentos Obrigatórios no Processo Licitatório.(Termo de Referência, Edital e Contrato) – Sistema de Registro de Preços – SRP – Formas de Comprar sem licitar na Administração Pública e Dispensa eletrônica.

Conteúdo Programático:

AS INOVAÇÕES DA NOVA LEI DE LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Nº 14.133, DE 01.04.2021 SOBRE PREGÃO ELETRÔNICO
O QUE É O PREGÃO?

  • Quando pode ser utilizado?
  • O pregão pode ser usado para todos os tipos de aquisições e Contratações de Serviços?
  • Vedação à modalidade de Pregão
  • Obrigatoriedade de aplicar o Pregão na forma Eletrônica
  • O que são Bens e Serviços Comuns?

Quais são as formas de realizar o Pregão?

  • Pregão Presencial.
  • Pregão Eletrônico.

Tipos de Pregão

  • Pregão por maior desconto.
  • Pregão por Lote ou grupo.
  • Pregão por Registro de Preços.

DESIGNAÇÃO DO AGENTE DE CONTRATAÇÃO/PREGOEIRO E DA EQUIPE DE APOIO

  • Quem pode ser designado Pregoeiro?
  • Forma de designar o Pregoeiro e os membros da Equipe de Apoio.
  • Prazo para o pregoeiro desempenhar suas funções
  • Qualificação Profissional e perfil do Pregoeiro e da equipe de apoio

PROCEDIMENTOS DO PREGÃO

  • As fases do Pregão: Preparatória e Externa.
  • Procedimentos na fase preparatória ou interna do processo licitatório.
  • Excesso de Burocracia, falta de planejamento nas contratações.
  • Importância da Pesquisa de Mercado na Elaboração do Termo de Referência.

PESQUISA DA PREÇOS

  •  Requisitos legais da pesquisa de preços;
  • Dificuldades na pesquisa;
  • Roteiro para pesquisa de preços eficiente;

PROCEDIMENTOS DA FASE EXTERNA DO PROCESSO LICITATÓRIO.

  • Publicação do Edital.
  • Prazos e onde publicar.
  • A Publicação nos Sítios da Administração substitui a publicação no Diário Oficial?
  • Prazos para pedidos de esclarecimentos ou impugnação do Edital.
  • Razoabilidade da Análise da Tempestividade da Impugnação.
  • Cabe a quem decidir sobre a impugnação do Edital e em que prazo?

 ATRIBUIÇÕES DO PREGOEIRO E DO LICITANTE

 SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO ELETRÔNICO

  • Escolha do Portal pela autoridade competente.
  • Portal de Compras do Governo Federal https://www.gov.br/compras– Disponibilizado para União, Estados , Municípios e o DF sem ônus – nº 355, de 9 de agosto de 2019 – Estabelece procedimentos para adesão ao acesso e utilização do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – SIASG, pelos órgãos e entidades da Administração Pública, não integrantes do Sistema de Serviços Gerais – SISG, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Credenciamento dos Licitantes.

  • Chave de Identificação e Senha do Licitante.
  • Envio de Propostas pelos Licitantes.
  • Exigências de Habilitação dos Licitantes. 

Procedimentos da Etapa Competitiva.

  • O processo de Negociação.
  • Ampliação da disputa.
  • Procedimentos quando ocorrer Desconexão.
  • O que o Pregoeiro deve fazer durante a sessão pública.
  • Momento e Procedimentos para a Análise de Propostas.
  • Desclassificação por Preço Inexequível.
  • Condução da etapa de Lances.
  • Procedimentos para a Suspensão da sessão pública.
  • Análise das Amostras. Como dar continuidade aos demais itens. 

Habilitação.

  • O que deve ser consultado pelo pregoeiro para a habilitação do fornecedor.

Intenção de Recurso.

  • Duas fases de intenção de recurso no pregão.
  • Procedimentos / Prazos / Situações.

ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DO PROCESSO LICITATÓRIO.

  • Ata Eletrônica

APLICAÇÃO DA LEI COMPLEMENTAR Nº 123, DE 14.12.2006 – ESTATUTO NACIONAL DA MICROEMPRESA E DA EMPRESA DE PEQUENO PORTE NAS AQUISIÇÕES PÚBLICAS.

  • Cumprimento do Decreto nº 8.538, de 06.10.2015 que regulamentou artigos da Lei Complementar 123/2006.
  • Definição de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.
  • Habilitação das ME’S e EPP para participação nas licitações públicas.
  • Tratamento Favorecido e Diferenciado para ME e EPP.
  • Critério de Desempate nas licitações
  • As três situações que deverão ser observadas pela Administração para contratação de ME e EPP:
  • Limite de até R$80.000,00 (Oitenta Mil Reais) – Exclusivo para ME e EPP.
  • Subcontratação de ME e EPP.
  • Reserva de cota de até 25% (Vinte e Cinco por Cento) do objeto para ME ou EPP
  • Situações de não aplicação do Tratamento Favorecido e Diferenciado das ME’S e EPP.
  • O procedimento no portal de compras do Governo Federal www.comprasnet.gov.br para contratação com as ME’S e EPP.

SIMULAÇÕES DE PREGÕES ELETRÔNICOS NO COMPRAS.BR (COMPRASNET)

  • Sessão pública de disputa
  • Fase de julgamento
  • Fase de habilitação
  • Fase recursal
  • Adjudicação e homologação pela autoridade competente

Etapas para a sua inscrição:

Preencha o Formulário.

Nossa equipe entrará em contato para confirmação das informações.

você recebe a proposta juntamente com as documentações da empresa.

Finalize o processo de contratação até a data limite estipulada.

Envie a nota de empenho e confirme sua inscrição!

Valor:

*VAGAS LIMITAS A 10 ALUNOS!
R$ 3.090
00
por inscrição
  • Acesso aos 3 dias de evento
  • Conteúdos exclusivos​
  • Material complementar
  • Pasta, caneta e brindes​
  • Certificado de participação
  • Incluído 3 Almoços e 3 Coffe-Breaks ​
VAGAS LIMITAS

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Não se preocupe, seus dados estarão sempre seguros conosco.

Sobre a empresa

Desde 2006, a Empresa Profª Antonieta Cursos e Capacitação Profissional LTDA. exerce atividades no mercado, prestando serviços à Administração Pública em todas as esferas, ou seja: União, Estados, Municípios e para o Distrito Federal-DF, na área de Gestão Pública, oferecendo Cursos Presenciais, On-line, In Company e Consultoria com ética e competência, com seu quadro de professores altamente qualificados e respeitados no mercado.

O nosso objetivo, é capacitar os servidores públicos e licitantes trazendo  o conhecimento da execução da legislação no dia a dia dos envolvidos no processo de contratação pública, fazendo com que esses tenham segurança quando da prática dos atos.

Os nossos cursos são voltados para orientar aos gestores públicos e privados a trabalharem dentro da legalidade e com a máxima eficiência, afim de evitar a prática de atos que possam culminar em penalidades.

O QUE NOSSOS ALUNOS ESTÃO DIZENDO?

Lucas Costa

Perfeitos! Professores excelentes e de ótima didática

Scheirla Teixeira Santos

Excelente curso, ótima didática, linguagem clara e objetiva, professora com conhecimento e exemplos práticos para melhor entendimento do assunto. O atendimento da equipe também foi muito profissional. Estou extremamente satisfeita, um ótimo investimento. Parabéns a toda equipe

Luis Carlos Gouveia

Comprometimento com o ensino e o estudo que foi proposto, professor André Pereira estremamente didático e com vasto conteúdo para que os alunos fiquem presos e atentos as aulas. Parabéns

Clelia Rocha Picinin (Prof. Clelia Picinin)

Profissionais sérios e comprometidos com a proposta de trabalho apresentada

Maria Ribeiro

O Curso Licitações e Contratos é excelente!

Carina Lima

O curso superou minhas expectativas! O conteúdo é completo e prático, exatamente o que eu precisava para aprimorar meu trabalho em licitações. Recomendo demais!

Iuri Andrade

Os instrutores são muito experientes e conseguem transmitir o conteúdo de forma clara e objetiva. Saí do curso mais confiante para atuar em processos licitatórios!

Manoel Jabour

"Achei o curso excelente! As aulas foram dinâmicas e focadas em situações reais, o que facilitou o aprendizado.

Karine Sá

A didática é fantástica! Aprendi muito sobre as nuances das licitações públicas. Com certeza voltarei para fazer outros cursos com a empresa!

Rock Barros

Ótimo curso para quem deseja se atualizar na nova Lei de Licitações. O conteúdo foi abordado de maneira profunda e prática. Super recomendo!

Funec Financeiro

A qualidade do material é incrível e os professores são super qualificados. Com certeza, recomendo para quem trabalha na área!

Cláudio Roberto de Oliveira Capanema

Curso impecável! Desde o atendimento até o suporte pós-curso, tudo foi feito com muito profissionalismo. A equipe é nota 10!

Francisca Da Silva Albuquerque Souza

Depois de fazer o curso, me sinto muito mais preparado para atuar em licitações. A empresa realmente entrega o que promete!

Rafael Andreas

O curso esclareceu várias dúvidas que eu tinha sobre a legislação e procedimentos de licitação pública. Com certeza farei outros!

Andreia Cecilia Braga

Instrutores com uma vasta experiência no mercado e conteúdo atualizado. Gostei muito da abordagem prática e das discussões em grupo.

Eric Santos

Recomendo para qualquer pessoa que trabalhe com licitações e contratos administrativos. O curso é muito bem estruturado e esclarecedor!

Leandro Vieira

excelente suporte e qualidade do ensino.

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    PERGUNTAS FREQUENTES

    A confirmação da inscrição no curso, só será realizada mediante o recebimento da Nota de Empenho – Nota de Serviço -Autorização ou através de outra forma comprovação de participação pelo aluno obedecendo ao prazo limite.

    Para empresas/Pessoa Física, a confirmação da inscrição no curso, só será realizada mediante pagamento total ou parcial, mínimo (10%) com envio de comprovante de depósito Bancário/transferência com a identificação dos participantes, obedecendo ao prazo limite 10 (dez) dias antes do curso e restante até último dia do treinamento.

    **Atenção: Solicitamos aos participantes de outros estados, que ao realizar a aquisição de passagens aéreas e de hospedagem, sejam somente após a confirmação da capacitação por e-mail.

     

    A empresa reserva-se o direito em cancelar e/ou adiar o curso, por motivos operacionais, se houver insuficiência de alunos e substituir o professor por motivos imperiosos. O treinamento poderá ter a confirmação até 3 dias antes do Curso.

    cancelamento por parte do aluno, deverá realizado antes do prazo de dez dias. Após este prazo, será necessária a substituição do aluno ou solicitação do credito no valor da inscrição para utilização em outro treinamento.

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