Olá, o seu Órgão ou entidade, já sabe o que é, para que serve, e como deve ser realizada a pesquisa de preços para contratação pública?

Neste curso serão abordadas todas as maneiras de se pesquisar preços de acordo com a modalidade e o tipo da licitação. O aluno aprenderá na prática, o que deve ser observado na sua demanda e como esta deverá ser pesquisada de maneira correta para que se obtenha o valor estimado da contratação.


OBJETIVOS

Este curso tem como objetivo orientar os Agentes Públicos envolvidos no processo de compras, sobre a maneira correta de dimensionar a sua demanda obtendo assim o valor de mercado para o atendimento da sua necessidade, aplicando os conhecimentos técnicos, éticos, de maneira a dar maior celeridade ao processo de compras na forma aceita pelos Órgãos de Controle Interno e Externo. Demonstrar a importância da sistemática para a Administração, e dar conhecimento de todo o tramite legal, de maneira motivada, atendendo a todos os requisitos que o ato Administrativo requer, fazendo assim, com que o processo de contratação atenda à legalidade e eficiência exigidas pelas normas de compras públicas.

O aluno sairá do treinamento, sendo capaz de:

  • Distinguir pesquisa de preços de pesquisa de mercado;
  • Realizar as pesquisas de preços e de mercado de maneira eficiente;
  • Entender o trâmite de um processo de contratação pública;
  • Realizar a pesquisa de preços considerando a sua real necessidade;
  • Realizar pesquisa de preços para dispensa e inexigibilidade;
  • Entender o que deve ser ponderado no momento da pesquisa de preços;
  • Realizar de forma correta a pesquisa de preços no portal painel de preços do governo Federal;

PÚBLICO ALVO

Servidores das diversas áreas Fim e Meio das Instituições responsáveis pelas contratações, Área Jurídica, Gestores/Fiscais de Contratos, Comissão de Licitação, Pregoeiro e Equipe de Apoio, Auditores,  Área de Contratos e Convênios, Servidores que trabalham na área de Compras, Prestadores de Serviços para Administração Pública, Servidores das Prefeituras, Microempresas e Empresas de pequeno Porte e todos aqueles que tenham interesse no assunto.


JUSTIFICATIVA

A pesquisa de preços nas contratações públicas, além de obrigatória, consiste em uma das fases que mais causam problemas nas licitações.  O processo de contratação pública além de burocrático é dispendioso. Sendo assim é necessário que a Administração tenha a máxima eficiência quando da contração, para não correr riscos de descontinuação dos procedimentos por falhas habituais. Um dos pontos cruciais do processo de contratação é a pesquisa de preços, que serve de parâmetro para aceitação das propostas. Qualquer erro neste procedimento, pode acarretar no fracasso da contratação. Realizar a pesquisa de preços, dentro das balizas da lei, além de ser condição obrigatória, é uma necessidade para que a Administração atinja a sua finalidade


METODOLOGIA:

Aulas dialogadas com estudos de casos concretos, debates, análises das Decisões do Tribunal de Contas da União e da Advocacia Geral da União e prática de pesquisa de preços no Portal de compras do Governo Federal (compras governamentais).


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

As Inovações da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos nº 14.133, de 01.04.2021 sobre a Pesquisa de Preços.

Visão sistêmica da contratação pública:

Conceito e finalidade de Licitação;

Modalidades e tipos de Licitação;

Diferença entre Projeto Básico e Termo de Referência;

Fases da Contratação Pública;

Planejamento da contratação;

Segregação de funções;

Pesquisa de Mercado e Estimativa do Preço de Referência

Diferença entre pesquisa de mercado e pesquisa de preços;

Como realizar a pesquisa de mercado e pesquisa de preços;

Falhas mais frequentes na pesquisa mercadológica;

Posicionamento atual do TCU sobre a pesquisa de preços;

Instruções Normativas n.73/2020 –  e suas atualizações;

Valor estimado e preço máximo da licitação;

Orçamento sigiloso, conforme o Decreto Federal nº 10.024/2019;

Os benefícios das ME’s e EPP’s nas licitações e a importância da pesquisa de  mercado para o adequado atendimento da LC 123/06 e suas atualizações.

Negociação nas Contratações Públicas

A importância de uma adequada pesquisa de mercado na fase de planejamento da contratação e no momento da contratação;

A necessidade de negociar as contratações públicas;

A obrigação do pregoeiro negociar a proposta final da licitação, conforme o Decreto Federal nº 10.024/2019;

A importância do conhecimento das normas legais para a efetiva negociação;

A importância do pregoeiro como negociador da administração pública;

Verificação dos itens que merecem maior atenção nos certames;

Análise do comportamento do mercado;

A viabilidade de negociação de cláusulas contratuais;

As possíveis formas de negociação;

Ambientação do Portal de Compras Governamentais;

Verificação das Atas das licitações por Pregão Eletrônico;

Como pesquisar os editais de licitações lançados no no Portal do Governo Federal de Compras Governamentais

Prática de pesquisa de Preço, conforme a IN 73/2020 – MPOG e suas atualizações no portal de painel de preços do Governo Federal;


DEMAIS INFORMAÇÕES

A empresa reserva-se o direito em cancelar e/ou adiar o curso, se houver insuficiência de alunos e substituir o professor por motivos imperiosos. O treinamento poderá ter a confirmação até 3 dias antes do Curso.

A confirmação da inscrição no curso, só será realizada mediante o recebimento da Nota de Empenho (original, ou e-mail) obedecendo ao prazo limite 10 (dez) dias antes do curso.

Para empresas/Pessoa Física, a confirmação da inscrição no curso, só será realizada mediante pagamento total ou parcial, mínimo (10%) com envio de comprovante de depósito Bancário/transferência com a identificação dos participantes, obedecendo ao prazo limite 10 (dez) dias antes do curso e restante último dia do evento.

Após a realização do pagamento que garantirá a inscrição do aluno, esse somente poderá ser cancelado por motivo superveniente devidamente comprovado, caso contrário, o aluno se responsabilizará pelo NO SHOW (não comparecimento).

Quando não for possível o cumprimento dos prazos estabelecidos, favor entrar em contato com a empresa.

Em caso de dúvidas entre em contato conosco através deste e-mail ou através dos números da nossa central de atendimento para maiores informações: (61) 3367-5528 / (61) 3367-0280 ou [email protected]


DIFERENCIAIS

Durante a transmissão ao Vivo em nosso estúdio, nossos instrutores apresentam cada treinamento através de slides no projetor com a mesma didática e eficiência do treinamento presencial, possibilitando o aluno tirar as dúvidas em tempo real, com opção através do microfone ou via chat.

Para proporcionar ao treinando o melhor desempenho, priorizamos sempre turmas reduzidas, satisfazendo suas expectativas e sempre inovando para prestar o melhor serviço.

Permite a Participação Android / iOS telefone celular e Tablet PC, computador

A empresa conta com quadro de instrutores próprios, altamente treinados, atualizados e gabaritados para exercer a transmissão dos conhecimentos com segurança na tomada de decisões.

Material Diferenciado e Atualizado –Todo material é elaborado com a legislação atualizada, juntamente com decisões do TCU e orientações normativas da AGU, sendo enviado digitalmente possibilitando a impressão para melhor didática e aproveitamento durante o treinamento.

Proporcionando maior vantajosidade e economicidade para administração, Informamos que todos os nossos treinamentos poderão ser realizados in Company, possibilitando a participação do maior número de alunos com melhores preços em relação aos cursos abertos com opção de customização do conteúdo programático para melhor atender às necessidades específicas.


INSTRUTOR(A):  André Pereira Vieira / Augusto César Nogueira de Souza.

CARGA HORÁRIA: 13 Horas – (Horário de 08:00 às 12:30);

LOCAL: Transmissão ao Vivo e Online

BENEFÍCIOS: Apostila digital para impressão de texto e Legislação Atualizada de acordo com as decisões do TCU, Certificado de participação para os alunos com frequência acima de 75%,

FORMAS DE PAGAMENTOO pagamento poderá ser efetuado via Nota de Empenho ou Documento Equivalente, depósito Bancário ou nos cartões de Débito ou Crédito.


VALOR DO INVESTIMENTO:

  • R$ 1890,00 (Um mil, Oitocentos e noventa reais) por aluno.
  • R$ 1390,00 (Um mil, trezentos e noventa reais) por aluno  – para 1 (uma) inscrição para depósito bancário ou empenho antecipado (10 dias antes do treinamento)
  • Para duas ou mais inscrições neste treinamento do mesmo órgão, curso e data, consulte condições diferenciadas.

OBSERVAÇÃO: Como forma de aplicar o princípio da economicidade, estamos oferecendo para os órgãos que encaminharem 3 (três) alunos para o mesmo treinamento e data, a inscrição do 4º (quarto) será gratuito.


Para maiores informações: (61) 3367-5528 / (61) 3367-0280.


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