Curso de Formação e Capacitação de Pregoeiro do Sistema “S” atualizado com as Resoluções SESC, SENAC, SESI, SENAI, SEBRAE, SEST SENAT, SENAR e SESCOOP Teórico e Prático -

CURSO:

Formação e Capacitação de Pregoeiro do Sistema “S” atualizado com as Resoluções SESC, SENAC, SESI, SENAI, SEBRAE, SEST SENAT, SENAR e SESCOOP - Teórico e Prático -

PRÓXIMO TREINAMENTO EM:

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Horário:

08:00 às 12:30 hs
13:30 às 15:00 hs

Dias:

20 a 23 de janeiro de 2025

Local:

Transmissão Ao vivo On-line

Ordenadores de Despesas, Pregoeiros e Equipe de Apoio, Servidores que atuam nas
áreas de Compras, Licitações e Contratos, Jurídica, Controle Interno e Externo e a
todos que queiram conhecer essa modalidade de licitação no sistema S.

IFazer com que o aluno, conheça o processo de contratação nesta modalidade, sabendo analisar os trâmites de um processo de pregão desde o pedido até a sua homologação. O aluno será capaz de realizar pregões eletrônicos e presenciais com segurança jurídica, sabendo como funciona o processo de licitação nessa modalidade. Irá conhecer a legislação pertinente e realizará simulações de pregões eletrônicos na íntegra, conhecendo também como funciona o pregão eletrônico para o fornecedor, saindo do treinamento com todos os subsídios necessários para atuar como pregoeiro.

André Pereira Vieira

Advogado, Pós Graduado em Direito Administrativo – POSEAD – FGF, Bacharel em Direito – Universidade Paulista – UNIP– Funcionário Público Federal, tendo exercido a função de Assistente e de Coordenador Substituto na Coordenação de Licitações e Contratos do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA – Consultor na Área de Licitações e Contratos, Ministra Cursos e Palestras a nível Nacional para a União, Estados, Municípios e Distrito Federal de: Pregão eletrônico, Licitações e Contratos na Administração Pública – Elaboração de Instrumentos Obrigatórios no Processo Licitatório.( Projeto Básico/Executivo, Termo de Referência, Edital e Contrato) – Sistema de Registro de Preços – SRP – Formas de Comprar sem licitar na Administração Pública – Cotação Eletrônica de Preços e Dispensa eletrônica.

Pregão Eletrônico Sistema S

  • Nova Legislação aplicada às compras públicas do sistema s
  • Submissão sistema S ao TCU
  • Obrigatoriedade para utilização do pregão eletrônico para sistema S
  • Representações ao TCU em face de licitações conduzidas pelo sistema s
  • Como diagnosticar que o pregão é a modalidade correta para ser utilizada
  • Agentes da licitação na modalidade pregão para o sistema s
  • O sistema S e o tratamento diferenciado para as microempresas e empresas pequeno porte
  • Pesquisa de Preço X Pesquisa de Mercado

 

O QUE É O PREGÃO?

  • Quando pode ser utilizado?
  • Vedação à modalidade de Pregão
  • Obrigatoriedade de aplicar o Pregão na forma Eletrônica
  • O que são Bens e Serviços Comuns?
  • Quais são as formas de realização do Pregão?
  • Pregão Presencial.
  • Pregão Eletrônico.
  • Tipos de Pregão

 

DESIGNAÇÃO DO PREGOEIRO E DA EQUIPE DE APOIO

  • Quem pode ser designado Pregoeiro?
  • Forma de designar o Pregoeiro e os membros da Equipe de Apoio.
  • Tem prazo para o pregoeiro desempenhar suas funções?
  • Qualificação Profissional e perfil do Pregoeiro.

 

PROCEDIMENTOS DO PREGÃO – INVERSÃO DAS FASES DO PROCESSO

  • As fases do Pregão: Preparatória e Externa.
  • Procedimentos na fase preparatória ou interna do processo licitatório.
  • Excesso de Burocracia, falta de planejamento nas contratações.
  • Importância da Pesquisa de Mercado na Elaboração do Termo de Referência.
  • Responsabilidade pela Elaboração do Edital.
  • Segregação de Funções.
  • Análise e aprovação do Edital e do Contrato pela Assessoria Jurídica.
  • Procedimentos da Fase externa do processo licitatório.
  • Publicação do Edital.
  • Prazos e locais de publicação.
  • A Publicação nos Sítios da Administração substitui a publicação no Diário Oficial?
  •  
    • Prazos para pedidos de esclarecimentos ou impugnação do Edital.
    • Razoabilidade da Análise da Tempestividade da Impugnação.
    • Cabe a quem decidir sobre a impugnação do Edital e em que prazo?

ATRIBUIÇÕES DA AUTORIDADE COMPETENTE , DO PREGOEIRO E DO LICITANTE

    • Responsabilidade solidária do Pregoeiro perante os órgãos de controle.
    • A Equipe de Apoio Responde com o Pregoeiro?
    •  

SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO ELETRÔNICO.

    • Escolha do Portal pela autoridade competente.
    • Credenciamento dos Licitantes.
    • Chave de Identificação e Senha do Licitante.
    • Envio de Propostas pelos Licitantes.
    • Exigências de Habilitação dos Licitantes.
    • Procedimentos da Etapa Competitiva.
    • O processo de Negociação.
    • Ampliação da disputa.
    • Procedimentos quando ocorrer Desconexão.
    • O que o Pregoeiro deve fazer durante a sessão pública.
    • Momento e Procedimentos para a Análise de Propostas.
    • Desclassificação por Preço Inexequível.
    • Condução da etapa de Lances.
    • Procedimentos para a Suspensão da sessão pública.
    • Análise das Amostras. Como dar continuidade aos demais itens.
    • Habilitação.
    • Fase recursal
    • Procedimentos / Prazos / Situações.
    • Aceitação ou não pelo Pregoeiro.

 

ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DO PROCESSO LICITATÓRIO.

    • Ata Eletrônica

 

Sanções aplicáveis.

    • Autoridade competente para aplicar Penalidades.
    • Consequências para as empresas penalizadas.

 

O aluno sairá do treinamento, sendo capaz de:

Identificar quando deve utilizar o pregão para suas contratações;

Saber quando não puder ser utilizado o pregão contratações;

Justificar uma possível contratação por lote ou por sistema de registro de preço;

Identificar quem pode ser designado como pregoeiro e o prazo de desempenho das atribuições;

Identificar o tramite correto do processo do pregão;

Diferenciar e ter condições de realizar a pesquisa de preços e pesquisa mercado ou como saber se elas foram realizadas da maneira correta;

Identificar possíveis falhas no termo de referência;

Identificar se a pesquisa de preço observou critérios aceitáveis conforme jurisprudência do TCU;

Identificar o prazo mínimo para publicação do edital e quando dilatar este prazo;

Analisar propostas dos licitantes no pregão identificando momento de possível desclassificação;

Capaz de identificar e sanar possíveis erros das propostas e da documentação de habilitação dos licitantes;

Realizar análise e desqualificação por preço inexequível;

Realizar a adjudicação de itens separados quando da necessidade da suspensão de qualquer outro item;

Realizar consultas necessárias para conhecimento de possíveis restrições dos participantes da licitação;

Motivar o aceite ou rejeição dos recursos;

Será capaz de conduzir a sessão pública do pregão na forma eletrônica com todas as suas etapas;

Programação Ao vivo On-line:

VALOR DO INVESTIMENTO:

  • R$ 2.090,00 por aluno.
  • R$ 1.790,00 – para 1 (uma) inscrição com empenho enviado em até 10 dias antes do treinamento.
  • Conheça os programas especiais para inscrições individuais e em grupo.

INSTRUTOR(A):

André Pereira Vieira.

CARGA HORÁRIA:

20 Horas – (Horário de 08:00 às 13:00);

BENEFÍCIOS:

Apostila digital para impressão de texto e Legislação Atualizada de acordo com as decisões do TCU, Certificado de participação para os alunos com frequência acima de 75%,

FORMAS DE PAGAMENTO:

O pagamento poderá ser efetuado via Nota de Empenho ou Documento Equivalente, depósito Bancário ou nos cartões de Débito ou Crédito.

Pré-Inscrição no Curso Ao vivo On-line

Confira a caixa de spam ou lixeira do seu email.

Programação Presencial:

VALOR DO INVESTIMENTO:

  • R$ 2.850,00 – para 1 (uma) inscrição com empenho enviado em até 10 dias antes do treinamento.
  • Conheça os programas especiais para inscrições individuais e em grupo.

INSTRUTOR(A):

André Pereira Vieira.

CARGA HORÁRIA:

21 Horas – (Horário de 08:00 às 12:30 e 13:30 às 16:00);

BENEFÍCIOS:

Apostila de texto e Legislação Atualizada de acordo com as decisões do TCU, material de apoio (pasta,bloco de notas,caneta e marca texto) , Certificado de participação para os alunos com frequência acima de 75%, Almoço Executivo e Coffee Break.

FORMAS DE PAGAMENTO:

O pagamento poderá ser efetuado via Nota de Empenho ou Documento Equivalente, depósito Bancário ou nos cartões de Débito ou Crédito.

Pré-Inscrição no Curso Presencial

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DEMAIS INFORMAÇÕES:

A empresa reserva-se o direito em cancelar e/ou adiar o curso, por motivos operacionais, se houver insuficiência de alunos e substituir o professor por motivos imperiosos. O treinamento poderá ter a confirmação até 3 dias antes do Curso.

A confirmação da inscrição no curso, só será realizada mediante o recebimento da Nota de Empenho – Nota de Serviço -Autorização ou através de outra forma comprovação de participação pelo aluno obedecendo ao prazo limite 10 (dez) dias antes do curso.

Para empresas/Pessoa Física, a confirmação da inscrição no curso, só será realizada mediante pagamento total ou parcial, mínimo (10%) com envio de comprovante de depósito Bancário/transferência com a identificação dos participantes, obedecendo ao prazo limite 10 (dez) dias antes do curso e restante até último dia do treinamento.

O cancelamento por parte do aluno, deverá realizado antes do prazo de dez dias. Após este prazo, será necessária a substituição do aluno ou solicitação do credito no valor da inscrição para utilização em outro treinamento.

Quando não for possível o cumprimento dos prazos estabelecidos, favor entrar em contato com a empresa.

**Atenção: Solicitamos aos participantes de outros estados, que ao realizar a aquisição de passagens aéreas e de hospedagem, sejam somente após a confirmação da capacitação por e-mail.